Vacinas necessárias para o seu filhote

Quando o filhote chega em casa uma das primeiras coisas que se passa pela nossa cabeça é: E as vacinas? Quando dar? Qual vacina devo dar? Onde devo levar meu animal para tomar vacina? Ou até mesmo quando o animal já é adulto e você não faz ideia se ele já tomou alguma vacina e fica naquela dúvida: posso vacinar ou não? Que vacina devo dar? Pois é, muitas dúvidas para poucas respostas.


Existem algumas vacinas que são obrigatórias para cães e gatos. Para os cães, são as vacinas múltipla (V8 ou V10) e a anti-rábica. Nos gatos, são as vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica. Essas vacinas também são obrigatórias para os animais adultos que não se sabe se já foram vacinados. As outras vacinas devem ficar a critério do médico veterinário que cuidará do seu animal.

É importante que os animais sejam imunizados antes de terem contato com outros animais adultos ou filhotes, pois existem muitas doenças virais que podem acometê-los e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos animais mais jovens que são mais frágeis.

É necessário saber que não se leva animais doentes para serem vacinados. Animais sem fome, com diarréia, vomitando, com secreções, que fizeram cirurgia recentemente, etc. Pois senão pode ocorrer "falha vacinal" onde o organismo não responde plenamente à vacina. Portanto, leve o seu animal ao veterinário antes de vaciná-lo e se houver alguma doença, o médico veterinário irá tratá-lo e então liberá-lo para vacinação. 

Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias de idade. E animais, assim como nós, sentem medo e dor, portanto, podem acabar tendo reações inesperadas. Assim, para evitar constrangimentos, leve o seu animal com coleira e guia e de preferência com focinheira para não oferecer nenhum risco a você, ao veterinário ou a outras pessoas.


Calendário de Vacinação para Cães:
Clique na imagem para ampliar
Calendário de Vacinação para Gatos:
Clique na imagem para ampliar
Depois do primeiro ano, o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina. Nunca atrase a vacina anual mais que um mês. Se acontecer isso, além da dose anual, pode ser que ele precise receber uma dose de reforço também. 

Os animais adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes que já passaram da época correta de vacinar precisam receber duas doses de vacina múltipla (com intervalo de 21 dias entre elas) e uma dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães “desconhecidos”, quando não se sabe se foram vacinados um dia.

O melhor lugar para se vacinar seu animal é com um médico veterinário. Não leve em hipótese alguma para vacinar em uma casa de ração. Acredite, o custo/benefício não vale a pena.


Fontes:
Site tudosobrecachorros
Site webanimal

Nenhum comentário:

Postar um comentário